01/12/2012

Veja os cinco erros mais comuns cometidos por motoristas ao dirigir na chuva

Enviado por: anjocaco

A chuva é um dos eventos climáticos mais perigosos com os quais podemos nos deparar ao estar na direção de um caro. Ela afeta a nossa visibilidade, prejudica as condições de estrada e, portanto, altera o comportamento do carro. Muitos acidentes são gerados na estação chuvosa por diversas imprudências de alguns motoristas. Então, com objetivo de saber o que NÃO fazer na chuva, o site AutoCosmos/Argentina, parceiro editorial de MotorDream, mostra os cinco ERROS mais comuns que as pessoas cometem ao dirigir na chuva.


1. Se manter nas bordas das estradas

Os caminhos são construídos de modo que eles sejam mais elevados no seu centro do que nas extremidades. A escala pode ser mínima, mas faz com que a água deslize para o centro das trincheiras. Se você estiver dirigindo na chuva e se ater à direita ou à esquerda da estrada, você está submetendo o seu carro para o fluxo constante de água ou poças de água, o que você precisa é fazer o oposto, isto é, manter o seu veículo, tanto quanto possível no centro da estrada. Essa área, não estará seca, mas provavelmente estará em melhores condições que nas bordas da estrada onde você passar algum aperto.

2. Dirigir com farol alto

Com a chuva, as nuvens podem tapar o sol, o que reduz a visibilidade na estrada além da cortina de água. Por estas razões é necessário acender as luzes para que outros motoristas possam ver. É claro que não é apropriado usar os faróis altos, que, com a chuva, reflete e dificulta sua visão, além de cegar quem vem na direção contrária.

3. Dirigir com visibilidade zero no pára-brisa

Isso parece óbvio, mas há pessoas que o fazem. Sob forte chuva, a quantidade de água pode obscurecer a visibilidade, não importa se você sabe o caminho, dirigir sem visibilidade não é uma opção. Por mais rápido que seus limpadores estão trabalhando, às vezes você não pode limpar completamente grandes quantidades de água. O melhor é procurar logo um lugar onde haja um local de estacionamento e deixe a chuva passar. Não arrisque sua vida por mais rápido que você queira.

4. Dirigir em “rios” de água

Talvez não literalmente, mas se você ver água corrente em grande quantidade, é melhor não levar o seu carro para a estrada. Você pode ficar encalhado se uma roda prender em um poço que você não veja, na pior das hipóteses, você pode ser arrastado pela forte corrente e seu veículo torna-se um tronco arrastado pelo “rio”. Além de seu carro se tornar inutilizável, você coloca sua vida em risco.

5. Dirigir rápido demais

Em ruas e avenidas há a indicação de limite de velocidade que existe em cada uma, mas isso se aplica quando estão secas, por isso, quando molhado, deve ser ainda mais cauteloso. É melhor limitar a sua velocidade quando você está dirigindo na chuva.  O pior perigo potencial ao dirigir em alta velocidade é o fenômeno da aquaplanagem, causando perda involuntária de adesão à pista e consequente sensação de “flutuar” com o veículo. Você não terá controla da direção, tração ou freios.

Fonte: MotorDream
________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua Avaliação

2leep.com