26/04/2012

Profissionais da Academia da Cidade serão sensibilizados sobre atividade física para pessoas com HIV/Aids

Profissionais da Academia da Cidade serão sensibilizados sobre atividade física para pessoas com HIV/Aids

Oficina será realizada em parceria entre Prefeitura do Recife, Governo de Pernambuco e Ministério da Saúde

Como forma de oferecer mais qualidade de vida a portadores de HIV/Aids, a Prefeitura do Recife promoverá, a partir desta sexta-feira (27), uma oficina com foco na prática de atividade física para pessoas com este perfil. Participarão do encontro acadêmicos de educação física da Universidade de Pernambuco (UPE) e, principalmente, os cerca de 150 profissionais e estudantes de educação física e nutrição do Programa Academia da Cidade.

Ação piloto, a sensibilização tomou forma a partir de uma proposição do Ministério da Saúde e será realizada em parceria com o Governo do Estado. Toda a capacitação ocorrerá na UPE (rua Arnóbio Marques, 310, Santo Amaro). Nos dias 27/04 e 04/05, haverá turmas pela manhã (8h30 às 12h) e à tarde (14h30 às 17h), no auditório da Escola Superior de Educação Física – Esef. O encerramento será no dia 05/05, das 8h30 às 17h, no auditório da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças – Fensg.

Além de técnicos experientes das esferas municipal e estadual e do terceiro setor, o evento contará com a participação de profissionais de referência em todo o País, como os infectologistas Heverton Zambrini (Hospital Heliópolis/SP) e Érika Ferrari (Unifesp/SP). Também serão palestrantes o educador físico Giovanni Nardin (Hospital das Clínicas de Porto Alegre/RS); e a nutricionista Nacle Nabak (Centro de Referência em DST/Aids de Campinas/SP).

A programação inclui temas como aspectos psicossociais da pessoa com HIV, gênero e sexualidade, diversidade sexual e cidadania e dados epidemiológicos da aids na capital pernambucana. Ainda haverá discussões sobre Síndrome Metabólica e alterações osteoarticulares; atividades físicas, exercícios, alimentação saudável e necessidades nutricionais para pessoas vivendo com HIV e aids; e lipodistrofia, distribuição irregular de gordura corporal, observada de forma recorrente em pessoas que fazem terapia antrirretroviral.

"Nossos profissionais já passam por uma sensibilização sobre acolhimento e saúde pública quando ingressam no programa. A capacitação com foco em portadores de HIV e aids é um passo além, uma nova abordagem que permitirá ampliar conhecimento, discutir preconceito e minimizar estigmas e estereótipos em relação ao problema. A prática de atividade física reconhecidamente traz benefícios amplos para a melhoria da qualidade de vida da população, principalmente por otimizar o condicionamento físico, influenciar na saúde mental e, no caso dos polos do programa municipal, fortalecer vínculos entre os usuários", apontou a gerente da Academia da Cidade, Geanine Barros.
Programação

27 de abril

8h: Conversa com Café

9h / 14h: Apresentação dos participantes

9h30 / 14h30: Aids no Recife – Dados epidemiológicos

(Acioli Neto – coordenador de DST/Aids e Hepatites Virais do Recife)

10h30 / 15h30: A infecção pelo HIV – Conceitos gerais

(Acioli Neto e François Figueiroa – coordenador de DST/Aids de PE)

11h / 16h30: Aspectos psicossociais da pessoa com HIV

(Wedna Galindo – Centro de Testagem e Aconselhamento do Recife)
04 de maio
8h: Conversa com Café

9h / 14h: Boas-vindas

9h30 / 14h30: Gênero e sexualidade

(Jô Menezes e Juliana César – ONG Gestos)

11h / 16h30: Diversidade sexual e cidadania

(Rildo Veras – assessoria especial do governador para Diversidade Sexual/PE)

05 de maio
8h30: Abertura

9h: HIV e Aids – Sintomas e fases da doença, tratamento e lipodistrofia

(Heverton Zambrini – médico infectologista do Hospital Heliópolis/SP)

11h30: HIV e Aids – Síndrome Metabólica e alterações osteoarticulares

(Érika Ferrari – médica infectologista da Unifesp/SP)

14h: Atividades físicas e exercícios para pessoas vivendo com HIV e aids (PVHA) – benefícios, definições e indicações

(Giovanni Nardin – educador físico do Hospital das Clínicas de Porto Alegre/RS)

16h: Nutrição em HIV e aids e Atividade Física – alimentação saudável, avaliação nutricional e necessidades nutricionais para PVHA

(Nacle Nabak – nutricionista do Centro de Referência em DST/Aids de Campinas /SP)
Fonte: Prefeitura do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua Avaliação

2leep.com

Arquivos