01/03/2010

Chegou Anuário da Justiça 2010!

Enviado por: Mari 
Chega às bancas nos primeiros dias de março a 4ª edição do Anuário da Justiça, a mais completa radiografia da cúpula do Judiciário brasileiro.
O Anuário da Justiça 2010 relata o grande esforço feito pela Justiça para se tornar realidade na vida dos brasileiros. Finalmente tribunais e juízes deram uma resposta efetiva à crescente demanda dos cidadãos que cada vez mais procuram a Justiça para resolver litígios e pendências.
Para superar a histórica morosidade de uma Justiça que falhava por tardar demais, o Judiciário enfrentou o desafio da chamada Meta 2 e julgou 2,5 milhões de ações que esperavam sentença há mais de cinco anos. Outro exemplo do esforço do Judiciário para se tornar efetivo, foram os Mutirões Carcerários que tiraram da cadeia 18 mil pessoas presas indevidamente. 
Além de registrar o choque de realidade sofrido pela Justiça em 2009, o Anuário traça ainda o retrato das mais altas autoridades judiciais do país e de suas obras. Em suas 320 páginas, podem ser encontrados os 97 perfis dos ministros que integram o Supremo Tribunal Federal e os tribunais superiores de Justiça, do Trabalho, Eleitoral e Militar. Também relata as 297 decisões de cada tribunal que mais impacto tiveram no dia-a-dia dos brasileiros.
Além da já tradicional análise sobre o controle de constitucionalidade das leis feita pelo Supremo Tribunal Federal, a edição 2010 do Anuário faz também um relato sobre as 300 novas leis federais aprovadas pelo Congresso no último ano, com destaque para aquelas que mais diretamente atingem o Judiciário.
O capítulo dedicado  às instituições que operam junto ao Judiciário, deu destaque à extraordinária atividade do Conselho Nacional de Justiça e estreou uma seção com foco nas realizações da Ordem dos Advogados do Brasil. 
Produzida por uma equipe de 30 profissionais da área de jornalismo e marketing sob a orientação da revista eletrônica Consultor Jurídico e com o apoio institucional da Faap – Fundação Armando Álvares Penteado, o Anuário confirma mais uma vez como uma ferramenta indispensável para os agentes da Justiça e os operadores do Direito.
Informações:
Raimundo Ferreira - (11) 3094-7490

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua Avaliação

2leep.com