31/03/2010

Capibaribe e Beberibe navegam para o turismo

Enviado por: Anjocaco
Publicado em 30.03.2010, às 20h06

Projeto prevê ainda utilização de rios para o transporte coletivo
Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem

Ainda não foi hoje que o Recife definiu quando começará a utilizar barcos para desafogar o trânsito das ruas. O projeto Navega Recife, apresentado nesta terça-feira (30) pelo governo do Estado, está ainda no papel e, sem data prevista, tem como objetivo integrar o sistema de transporte urbano da cidade através dos rios Capibaribe e parte do Beberibe. Mas antes de servir de transporte público, vai enveredar pelo turismo. "O projeto turístico já tem base fincada e é mais barata", explica o secretário das Cidades, Humberto Costa, citando os catamarans que há dez anos realizam passeios pelas nossas águas.

A cifra de R$ 2,5 milhões foi investida para contratar o consórcio Eicomnor Engenharia e Projetec, que está traçando os estudos preliminares para detalhar a viabilidade tanto do projeto turístico quanto do transporte público. Estima-se que até novembro próximo o levantamento esteja pronto e, assim, com foco no turismo, possa-se identificar parceiros da iniciativa privada para tocar o projeto, que envolve ainda a revitalização das margens dos rios. Se for confirmada a viabilidade do uso dos rios como meio de transporte coletivo, será aberta licitação para concessão pública, assim como acontece com os ônibus.


Segundo Costa, o Navega Recife andará de mãos dadas com grandes projetos do governo - como o Capibaribe Melhor, o Prometrópole e o PAC da Bacia do Cordeiro e da Via Mangue. Tal articulação, diz o secretário, ajudará na navegabilidade dos rios, eliminado obstáculos como drenagem, esgotamento sanitário e ocupação irregulares. As maiores dificuldades se concentram no gabarito das pontes (altura) e no assoreamento.

No quesito turístico, o Porto do Recife será o ponto de embarque das viagens. O projeto piloto terá como destino o Varadouro, em Olinda. Há duas outras rotas a serem exploradas: do Porto para a BR-101 (Apipucos, Jaqueira, Derby, Torre) e outra que chegará ao bairro de Boa Viagem. Ainda há a expectativa de que os passeios contemplem rotas já existentes por via terrestre, como a dos Museus e da Cruz do Patrão.
Fonte: JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua Avaliação

2leep.com