19/02/2010

Microlins recruta deficientes físicos

AMicrolins Franchising está recrutando 210 portadores de deficiência para trabalhar em supermercados da Região Metropolitana do Recife. A seleção, que acontece dentro do programa Qualifica, projeto social da empresa, recebe inscrições até o dia 20 de março exclusivamente pelo site ww.microlins.com.br/qualifica. Em todo o país estão sendo oferecidas 1,6 mil vagas, em várias regiões.
Seleção de deficientes, que acontece dentro do programa Qualifica, recebe inscrições até 20 de março pela internet Foto: Xico Morais/DB/D.A Press - 27/11/09 As vagas são para operador de supermercado. Para se inscrever, o candidato deve ser maior de 18 anos e possuir o ensino fundamental, mesmo que incompleto. Nas entrevistas, além do currículo, será exigido o laudo médico atestando sua deficiência e emitido nos últimos seis meses. "A apresentação do laudo é obrigatória. Então, quem não tiver ainda o documento, deve providenciar o quanto antes", afirma a consultora de encaminhamento da Microlins, Patrícia Prieto.
Os selecionados serão contratados por uma grande rede de supermercados e receberão, além de um salário fixo, vale transporte, refeição no local, plano odontológico e plano de saúde. Antes de assumirem o cargo, passarão por um treinamento gratuito de 48 horas ministrado pela Microlins. Segundo Patrícia, durante o curso, os escolhidos terão a oportunidade de aprender as atividades básicas de sua função, tendo experiência ou não.
"As aulas também vão trabalhar o lado comportamental e motivacional dos selecionados, para que cheguem no ambiente de trabalho com uma autoestima elevada", completa Patrícia Prieto. Na função de operador o deficiente poderá ocupar posições em diversas áreas do supermercado, como reposição de mercadorias, frente de caixa, rotisseria, têxtil, entre outras.
Outro detalhe é que a Microlins está admitindo a inscrição de candidatos portadores de qualquer tipo de deficiência, seja física, auditiva ou visual. "Está cada vez mais difícil acessar esses candidatos, então não podemos colocar restrições", afirma a consultora de encaminhamento da empresa, citando a Lei de Cotas nº 8.213/91, que prevê uma reserva de mercado entre 2% e 5% para deficientes. O dispositivo legal teria provocado um aumento na demanda por esse tipo de trabalhador, especialmente se for mão de obra qualificada.
De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado no ano 2000, existem aproximadamente 1,4 milhão de pessoas com deficiência em Pernambuco, ou 17% da população. Dessas, quase 60% são economicamente ativas.
Mesmo havendo leis obrigando a reserva de 2% e 5% das vagas para deficientes ou trabalhadores reabilitados, apenas 2.920 cidadãos pernambucanos com deficiência estão devidamente empregados, enquanto que, pela lei, as 775 empresas sediadas no estado deveriam gerar 19.749 postos.
O programa Qualifica foi criado pela Microlins Franchising em julho de 2008 e inclui serviços de recrutamento, seleção e qualificação de pessoal para as empresas que ainda não conseguiram atender as exigências da lei. A Microlins é uma rede de franquias de escolas profissionalizantes que hoje conta com mais de 730 unidades em todo o território nacional. Em 19 anos, a empresa já formou e encaminhou ao mercado de trabalho mais de 3,5 milhões de alunos e emprega atualmente 10 mil colaboradores.

Fonte: Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua Avaliação

2leep.com