28/01/2010

Reduzir o sal na dieta pode melhorar a saúde pública

Enviado por: Anjocaco


NEJM:
Diminuir o sal da dieta reduz o número de eventos cardiovasculares e a mortalidade. Mesmo uma redução modesta de um grama ao dia já é benéfica à saúde


Reduzir o sal na dieta pode melhorar a saúde pública, segundo pesquisa publicada no New England Journal of Medicine, mas é um desafio. Em parte porque 75 a 80% do sal consumido por norte-americanos vem de comidas processadas, e não da adição de sal durante o consumo ou na preparação de alimentos.


Uma redução de até 3 gramas de sal ao dia (1200mg de sódio por dia) pode diminuir o número de casos anuais de doenças cardiovasculares1. A pesquisa realizada estimou uma redução anual para:
  • Doenças coronarianas: de 60 mil a 120 mil casos
  • Acidente vascular cerebral2: de 32 mil a 66 mil casos
  • Infarto do miocárdio3: 54 mil a 99 mil casos
  • Número de mortes por qualquer causa: de 44 mil a 92 mil casos
Toda a população sairia ganhando, principalmente os negros. As mulheres se beneficiariam particularmente com a redução de acidente vascular cerebral2. Os idosos, com a diminuição de eventos coronarianos. No caso dos adultos jovens, calcula-se uma queda nas taxas de mortalidade4. A melhoria na saúde cardiovascular seria semelhante a uma grande redução no consumo de cigarro, na obesidade5 e dos níveis de colesterol6.


Retirar da dieta 3 gramas de sal ao dia pode levar a uma economia de 10 a 24 bilhões de dólares nos custos com cuidados de saúde anualmente. Mesmo uma redução modesta de 1 grama7 por dia, adquirida gradualmente entre 2010 e 2019,  seria mais efetiva que o uso de medicações para reduzir a pressão arterial nas pessoas hipertensas.


Este estudo não levou em consideração como esta redução pode ajudar as crianças, ou que o fato de diminuir o sal pode reduzir o risco de câncer8 no estômago9, doenças renais, insuficiência cardíaca10 e osteoporose11.


Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).


Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.


Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.


Obesidade: Condição em que acúmulo de gorduras no organismo além do normal, é mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
Fonte consultada:
Fontenews.med.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua Avaliação

2leep.com